ETA, COISA BOA!!
Foram os portugueses que trouxeram a festa junina para o Brasil, mas não demorou para que os índios e os negros dessem um toque especial nas tradições européias, incluindo muito milho e mandioca no cardápio e danças como forró e boi-bumbá.
Viva os Santos!
Na verdade, a festa não é uma desculpa para encher a barriga de coisas gostosas, é uma homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (dia 13), São João ( dia 24) e São Pedro ( dia 29).
Olha a Cobra!
A quadrilha surgiu na Inglaterra, mas virou tradição graças às influências francesas. Tomou conta de toda a Europa e não demorou muito para chegar em terras brasileiras. A dança homenageia os santos e comemora as colheitas.
Que fogaréu!
As fogueiras esquentam a festa nos dias frios de junho e podem ter formatos diferentes como cone, quadrado ou triângulo. O costume começou quando São João nasceu e acenderam uma fogueira para avisar todo mundo.
Visual Caipira
As pessoas capricham nas roupas e maquilagem para dançar quadrilha. É um verdadeiro desfile de chapéu de palha, tranças, vestido estampado, camisa xadrez, calça remendada e lógico, pintas e bigodinhos.
Brinque sem parar!
A diversão fica por conta das brincadeiras como corrida de sacos, pescaria e lançamento de argolas. Quem tropeçar ou for ruim de pontaria, sai de mãos abanando. Se ganhar, leva uma prenda para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.