Páginas

Tradutor

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aula da turma 13 - dia 12 de julho







Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma artista brasileira, uma pintura e desenhista. Ela viveu numa época em que as obras de arte eram muito parecidas com o real, como se fossem fotografias. Tarsila estudou arte aqui no Brasil e em Barcelona, na Espanha.

O tempo em que ficou morando
fora do Brasil fizeram com que ela amasse cada vez mais o Brasil. Quando voltou para o Brasil, ela percebeu que poderia pintar as coisas de um jeito diferente do real, então usou toda a sua criatividade e mostrou as coisas brasileiras de um jeito muito diferente. As pinturas eram coloridas e tinham formas diferentes do real.

Tarsila pensava que a fotografia já existia para mostrar a realidade por isso as obras de arte deveriam mostrar o seu jeito de ver o mundo.
Tarsila do Amaral teve uma filha, Dulce. E faleceu no mês de janeiro de 1973.


No seu caderno copie as seguintes informações.
Tarsila do Amaral
ELA FOI PINTORA E DESENHISTA, NASCEU EM SÃO PAULO.
ELA ADORAVA GATOS, TINHA 40 QUANDO MORAVA NA FAZENDA.



OBSERVE BEM ESTE QUADRO ABAIXO, POIS VOCÊ TERÁ QUE MONTÁ-LO:

Ele é chamado A CUCA. Tarsila pintou em 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e descreveu A Cuca como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu e outro bicho inventado".


O próximo quadro é chamado ABAPORU, que é o quadro mais importante já feito no Brasil. Abaporu, na língua tupi-guarani, quer dizer o homem que come. Esta tela foi a mais cara vendida até hoje no Brasil.

Você irá se divertir com o jogo da memória de obras de arte da Tarsila.



O quadro O Touro foi pintado em 1928 pela Tarsila.


Você terá que colocar cada item deste quadro no seu devido lugar.



Agora, vamos ser pintores também, vamos colorir uma paisagem.

O quadro abaixo chama-se OPERÁRIOS, pintado em 1933, é um exemplo de reunião da etnia brasileira e respeito à diversidade.


O quadro O PESCADOR, abaixo, tem um colorido muito lindo e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.