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sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Folclore (Pré - tarde) - 17 de agosto

Lendas e folclore

NO DIA 22 DE AGOSTO COMEMORA-SE O DIA DO FOLCLORE.


O folclore nasce da imaginação das pessoas e pode ser dividido em lendas e mitos.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Agora conheça algumas lendas:

Iara

Também conhecida como a “mãe das águas”.
De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver.
Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam.
Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.




Negrinho do pastoreio

De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro.
Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos.
O fazendeiro mandou o menino voltar ao pasto para recuperar o cavalo.
Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo.
Ao retornar à fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. colocou o menino pelado dentro de um formigueiro.
No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido.
Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.



Saci

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça um gorro vermelho, que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser.
Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas e fazer tranças nas crinas dos cavalos. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci e que ele não atravessa córregos nem riachos. Também contam que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário ou uma peneira, pode capturá-lo, e caso consiga pegar seu gorro, pode realizar um desejo.




Curupira

A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o Curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas".
Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.



Observação:
Sobrando tempo, você pode retornar a aula da semana passada - Olimpíadas - e jogar os jogos deste tema.

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