Páginas

Tradutor

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dia nacional do livro infantil / Ruth Rocha (T:51) - 12 de abril




NO DIA 18 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, EM HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO, POIS FOI NESTE DIA EM QUE ELE NASCEU.





Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nasceu em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Sua história mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo.


Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



Outra escritora da literatura infantil é Ruth Rocha, que nasceu em 1931, na cidade de São Paulo. Ela teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. 



Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.



MONTEIRO LOBATO FOI A GRANDE INFLUÊNCIA DA ESCRITORA RUTH ROCHA. Em sua obra, essa influência se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua tendência ao humor e nas suas posições feministas.



Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Um comentário:

  1. Amei. Conheci esse livro com minhas netas que amam ler e estudam numa escola que trabalha desenvolvendo o gosto pela leitura desde as séries iniciais. Apaixonante. Ruth Rocha minhas netas amam você.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.