Páginas

Tradutor

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ZIRALDO (T.21) - 12 de novembro




ZIRALDO ALVES PINTO NASCEU NO DIA 24 DE OUTUBRO DE e 1932, EM CARATINGA, MINAS GERAIS. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. ALÉM DE PINTOR, É CARTAZISTA, JORNALISTA, TEATRÓLOGO, CHARGISTA, CARICATURISTA E ESCRITOR.




A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. 





Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. 


 


A PARTIR DE 1979 CONCENTROU-SE NA PRODUÇÃO DE LIVROS PARA CRIANÇAS, E EM 1980 LANÇOU O MENINO MALUQUINHO. Um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve! 








Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.





UMA PROFESSORA MALUQUINHA





Este livro conta a história de uma professora apaixonante que se torna fundamental na vida de seus alunos. 



O MENINO MARROM




    "Sua pele era cor de chocolate. As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Os cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja."

Editado pela primeira vez em 1986, conta a história de dois amigos de cores diferentes que crescem juntos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.