Páginas

Tradutor

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Bienal do Mercosul


TRABALHO TURMA 91

1. Desde 1997, quantas edições da Bienal do Mercosul já ocorreram?
2. Faça uma lista com o ano e o temas de cada uma das bienais que já aconteceram:
3. Uma das bienais foi construída a Cidade dos Conteiners. Pesquise qual edição e o nome de algumas obras:
4. Por que estas exposições de arte são chamadas de bienais?
5. Como surgiu a "Fundação Bienal"?
6. Escolha dois símbolos da Bienal do Mercosul e reproduza em seu trabalho.
7. Qual o assunto da nona e décimas bienais?
8. Qual edição da Bienal do Mercosul te despertou mais curiosidade? Por quê?

As questões precisam ser lidas, copiadas e respondidas numa folha para entregar. A questão n.° 6 vale 4 pontos e as outras valem 2 pontos. Este trabalho deve ser entregue dia 27 de novembro. Não esqueçam de identificar os trabalhos com nome, turma e data. Além da leitura abaixo, cada um de vocês pode pesquisar no site da Fundação Bienal.

Bom trabalho!




Iniciada em 1997, a Bienal do Mercosul sempre teve símbolos que a representavam. Em 2013 teremos a Nona Bienal, que falará sobre linguagens. 
Confira algumas informações sobre as bienais anteriores:


1ª Bienal do MercosulO logotipo da 1ª Bienal é parte de uma pintura do artista argentino Xul Solar (1927) homenageado naquela edição. A obra traz detalhes de varias bandeiras de países latino-americanos como Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai, Brasil e Bolívia.

2ª Bienal do Mercosul
A marca da 2ª Bienal é uma estilização feita a partir da coleção “carretéis” de Iberê Camargo. Usando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, o símbolo lembra uma forma abstrata e ao mesmo tempo uma figura em estado de admiração e surpresa.




3ª Bienal do Mercosul
O logotipo usado para a 3ª Bienal foi o mesmo usado na 2ª Bienal, com base na obra de Iberê Camargo, mas o que realmente marcou como símbolo desta bienal foi a escultura que servia de sinalização pública colocada nas ruas de Porto Alegre.


4ª Bienal do Mercosul
Na 4ª Bienal, além do instigante logotipo, foi acrescentada uma frase como titulo “A arte não responde, pergunta”. Os dois pontos de interrogação espelhados se referem ao uso do sinal gráfico invertido na língua espanhola e mostra também a união dos povos que integram o Mercosul. Esse logotipo passou a ser usado como marca oficial da Fundação Bienal do Mercosul, pelo seu caráter sintético além de ter um forte apelo popular, possuindo múltiplos significados e uma eficiente comunicação.

5ª Bienal do MercosulO logotipo da 5ª Bienal foi escolhida por concurso público, nela aparecem o numeral 5, a letra B (bienal) e a M (mercosul), todas interligadas formando uma espaço único, delimitando um território numa alusão simbólica aos limites culturais e geográficos do Mercosul, reforçado pelo titulo “Historias da Arte e do Espaço”.

6ª Bienal do MercosulO objetivo nesta edição da bienal era não apresentar um logotipo específico, estão foi criada uma imagem servindo de pano de fundo e fio condutor, com o nome do evento e o símbolo da Fundação. O título “A Terceira Margem do Rio” (baseada na obra de Guimarães Rosa) confere um tom metafórico, sugerindo a arte como lugar de novas leituras da realidade, superando fronteiras e buscando novos significados.

7ª Bienal do Mercosul
O título da 7ª Bienal – Grito e Escuta – transmite o sentimento de ação e reflexão, ou será o grito uma reflexão e a escuta uma ação? Independente da resposta a obra não se esgota em si mesma, ela é geradora de perguntas e de reflexões. O próprio logotipo não é estático, possui inúmeras possibilidades, e formas transmitindo a ideia de constante mudança.

8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética


A 8ª Bienal do Mercosul aconteceu de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011, em Porto Alegre/RS. Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal tratou da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reuniu 186 trabalhos de 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.