Páginas

Tradutor

segunda-feira, 14 de março de 2016

Dia do Bibliotecário (T.21) - 14 de março




O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído no dia 12 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional. O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, porque era a data do nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Manuel Tigre Transferido trabalhou durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou e depois tornou-se Diretor, mesmo depois de aposentado.
A leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar.

Na biblioteca, há muito mais variedade de obras, além de espaços especiais para realizar a leitura. Para as crianças, ter o hábito de frequentar uma biblioteca, além de trazer grande aprendizado, pode ser uma grande diversão.


As crianças estão sempre em busca de conhecimento. Por isso, a biblioteca é o lugar ideal para os pequenos. Algumas bibliotecas têm atividades especiais para as crianças.
COMO TUDO COMEÇOU...
A palavra biblioteca, em grego, significa “caixa para guardar livros”. De fato, uma biblioteca abriga esses nossos leais amigos, os quais nos proporcionam o aumento de nossa cultura.
A história da biblioteca remonta à Antiguidade. No século 4 a.C., na cidade de Alexandria, no Egito, foi construída uma grande biblioteca, considerada, inclusive, como a maior da Antiguidade.Ela reunia 60 mil volumes, manuscritos em folhas de papiro ou pergaminhos (peles de carneiro, preparadas especialmente para servir como material de escrita), com textos em grego e em outras línguas. Muito tempo se passou, até que em 640 d.C. esse valioso arquivo foi destruído com a conquista da Alexandria pelos árabes.
Na Idade Media...
Durante a Idade Média, a Europa Ocidental esteve sob o domínio cultural da Igreja Católica. Por essa razão, as bibliotecas ficaram restritas aos mosteiros.A partir do século 13, porém, começaram a surgir as universidades, que passaram a formar seus próprios acervos manuscritos.


Por meio de livros, mas também de revistas, mapas, atlas e materiais multimídia, o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem das crianças, ensinar e fazê-las tomar gosto pelo conhecimento e pela leitura. 



PARABÉNS...
A nossa querida bibliotecária, professora Lígia, gostaríamos de agradecer todo amor e dedicação com que desempenha tal função em nossa escola.



“Sempre imaginei que o paraíso fosse um tipo de biblioteca”, Jorge Luís Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.