Páginas

Tradutor

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Dia do Folclore Brasileiro (T.32) - 29 de agosto de 2016.

 Dia do Folclore - DIA 22 DE AGOSTO.


O que é Folclore?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos, conheça alguns deles:




CUCA - Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré com cabelos loiros, que rouba as crianças desobedientes.





CURUPIRA - Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás. Ele solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção errada.



SACIÉ um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; faz as cozinheiras queimarem as comidas; ou aos viajadores se perderem nas estradas.





MULA-SEM-CABEÇA É uma forma de assombração de uma mulher que foi amaldiçoada e condenada a se transformar em uma criatura descrita como tendo a forma de um equino sem a cabeça que cuspia fogo. Ela galopa pelo campo do entardecer de quinta-feira ao amanhecer de sexta-feira.









LOBISOMEM - Diz a lenda que, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Logo que ele completa 13 anos, a maldição começa.Toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas. 








BOITATÁÉ uma gigantesca cobra-de-fogo que protege os campos contra aqueles que o incendeiam. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas.






   TAREFA:

* PESQUISAR NO GOOGLE E COPIAR NO CADERNO:
    - Uma parlenda;
    - Uma lenda que não aparece no blog;
    - Uma adivinha (o que é, o que é);
    - Passo a passo de um brinquedo folclórico;
    - Uma brincadeira folclórica;
    - Uma canção folclórica.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.