Páginas

Tradutor

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

DIA DO SACI (T. 52) - 20 de outubro de 2016.



A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.


ORIGEM
Foi criado em caráter nacional, em 2005, o DIA DO SACI (31 de outubro), com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil e valorizar mais o folclore nacional.
Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.


Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.


Dizem que os sacis nascem a partir dos gomos de bambu, com uma gestação de sete anos. Claro que, após tanto tempo de espera, só podia sair bem agitado e fazendo brincadeiras com todos. Ninguém pensou ainda quanto tempo ele vive, mas dizem que quando morre se transformam em cogumelos no meio da mata.


Curiosidade
Monteiro Lobato, escritor bem conhecido pelas crianças, foi o primeiro a lembrar o Saci: entre as décadas de 1970 e 1980 o personagem apareceu em várias histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ficando conhecido em todo o País, seja pelos livros ou pela serie da televisão.
Mas, se você quiser prender um Saci, segundo a lenda é preciso tirar-lhe o gorro e prendê-lo em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Uma vez preso e sem o gorro, perderá seus poderes e fará tudo que for mandado.


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.