Páginas

Tradutor

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Consciência Negra (T.51) - 24 de novembro



HISTÓRIA

É impossível pensar nas origens do povo brasileiro sem lembrar a grande influência da cultura africana. Os negros africanos tiveram papel fundamental em muitas áreas no decorrer da história: na política, na literatura, na medicina, na religião e em outras áreas há destaque dos negros.


É importante ressaltar que, infelizmente, não podemos nos orgulhar do primeiro contato que tivemos com os negros, pois eles chegaram ao Brasil como escravos, retirados de suas famílias e de sua cultura à força, para fazer o trabalho que os brancos não faziam. Tiveram que lutar muito pela liberdade e muitos até morreram por ela.


Para corrigir minimamente essa fase da história e reforçar a necessidade de conscientização a respeito da importância da cultura afro para nós, em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Essa data também lembra a luta de Zumbi dos Palmares , maior líder de quilombo de todos os tempos.


CULTURA
Sem dúvida nenhuma, os quilombos foram importantes por preservar os negros e sua cultura. Costumes, danças, pratos e expressões comuns até hoje no Brasil tem origem na cultura africana.
É importante lembrar que o samba e a capoeira são traços de nossa cultura que se entrelaçam com a cultura africana, além das comidas típicas como o acarajé , a feijoada e, como expressão da religião dos negros da época o candomblé.


Músicas com ritmos intensos, animados e que exigem muita ginga... Esse é o resultado da mistura que deu origem aos ritmos afro-brasileiros. Sem dúvida nenhuma essa é uma mistura que deu certo! A música africana tem algumas peculiaridades interessantes como, por exemplo, a repetição como princípio organizativo e também a polifonia, ou seja, tipo de música que tem duas ou mais partes ou vozes soando de forma simultânea. Isto confere à musica qualidade comunicativa diferenciada de qualquer ritmo.


TAREFA:


CURIOSIDADES SOBRE OS AFRICANOS
Após a leitura do blog, clique no link abaixo e copie no seu caderno as curiosidades sobre a África do Sul:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.