Páginas

Tradutor

terça-feira, 12 de junho de 2012

Aula da turma 32 - 12 de junho

FESTA JUNINA - QUADRILHA

Chegou a hora da fogueira... É noite de São João...
Em junho começa um período de festas por todo país. Tem que ter fogueira, doces típicos, brincadeiras divertidas e...quadrilha!!! Afinal, não há festa junina sem quadrilha!
Essa dança que agora é típica de nosso país começou a ser praticada por aqui desde 1820. Chegou até nós seguindo a tradição das cortes europeias, principalmente na França, local em que o casamento dos nobres era festejado com muita pompa. Como no Brasil a festa se popularizou, os tecidos pomposos foram substituídos pela chita, que é um tecido mais barato e o casamento nobre foi adaptado para ser uma encenação.

Casamento caipira
É a hora mais divertida da festa! Neste casamento “de mentira”, a noiva fica grávida antes de casar e o pai dela, que é muito bravo, faz o noivo casar de qualquer jeito. O noivo tenta fugir, mas é arrastado de volta ao altar pelo delegado.
Há variações nas histórias da quadrilha, outra história engraçada para a quadrilha é aquela em que o ex-namorado rouba a noiva. Os diálogos são improvisados e a preocupação dos personagens é carregar bastante no sotaque caipira.

Agora, vamos brincar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.