Páginas

Tradutor

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aula da turma 42 - dia 11 de junho

Boa tarde turma! Hoje vamos falar de uma festa esperada por nós.


Mês de Festa Junina
Cor do texto

Quando chega o mês de junho, todos já sabem: São João vem aí. É hora de preparar os chapéus de palha e as bandeirolas, convidar amigos para dançar quadrilha, tomar quentão e se esbaldar de tanto comer pipoca.

As festas juninas são as principais festas populares brasileiras depois do carnaval. São nossas típicas festas do interior.

No mês de junho, o país se converte em um enorme arraial. São dias de música, dança e mesa farta, tudo de que se precisa para que a festa não acabe antes do amanhecer.

Tradição ancestral

As festas juninas são as guardiãs da tradição secular de dançar ao redor do fogo. Nos cultos, celebrava-se a fertilidade da terra. Ao pé da fogueira, faziam-se oferendas, pedindo aos deuses para espantar os maus espíritos e trazer prosperidade à aldeia.

Atualmente, a celebração da fertilidade é representada pelo casório e pelo banquete que o segue e as oferendas deram lugar às simpatias, adivinhações e pedidos de graças que se fazem ao santos. O santo mais requisitado é Santo Antônio, que ganhou fama de casamenteiro. Uma das adivinhações consiste em cravar uma faca nova no tronco de uma bananeira. Com um pouco de imaginação, podem-se ver na lâmina os contornos da inicial do nome do futuro marido, desenhados pela seiva da árvore.



Depois de tantas informações, agora vamos brincar.
Clique nas imagens para jogar.







Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.