Páginas

Tradutor

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Semana Farroupilha (T.41) - 18 de setembro


Comemorações de setembro
Em setembro temos duas comemorações importantes no Rio Grande do Sul, um estado que se localiza ao sul do Brasil.


A primeira delas é o dia da Independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. A segunda é a Revolução Farroupilha, que iniciou em 20 de setembro de1835 e só terminou 10 anos mais tarde, em 1945. Esta data é muito importante para o povo gaúcho pois são lembrados os costumes gaúchos.


OS SÍMBOLOS OFICIAIS DO RIO GRANDE DO SUL SÃO:

  • O HINO;

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
  • A BANDEIRA;


  • O BRASÃO DE ARMAS;

E AINDA SÃO SÍMBOLOS:
  • O ANIMAL CAVALO CRIOULO
  • A AVE QUERO QUERO
  • A PLANTA MACELA
  • A BEBIDA CHIMARRÃO
  • O PRATO TÍPICO CHURRASCO
  • A FLOR BRINCO DE PRINCESA
  • O INSTRUMENTO MUSICAL GAITA
  • A ESTÁTUA LAÇADOR

Conheça os símbolos do Rio Grande do Sul


Brinco de Princesa
Uma das flores mais lindas do Estado, presente nas florestas úmidas devárias regiões, esta é a flor-símbolo do Rio Grande do Sul, o que foi oficializado em 1998.
Link


Cavalo Crioulo
Cavalo Crioulo, da raça crioula. De médio porte, cola e crina grossas, bem entroncadas, machinhos cabeludos. Tem o seu corpo mais peludo que o cavalo inglês. - É cavalo resistente ao frio, ao trabalho, caborteiro de baixo. É dito o cavalo mais inteligente e por isso o mais preferido tanto pelo peão como pelo patrão. Dito, também, o cavalo orgulho do Rio Grande. Lei 11.826/2002


Chimarrão
A maior característica do povo do Rio Grande do Sul é o gosto pelo chimarrão. A cultura de servir o chimarrão entre amigos é passada de geração para geração. O gosto é amargo, estimulante e saboroso. Lei 11.929/2003.




Churrasco
Surgiu no Rio Grande do Sul no século 17. Era feito em um buraco no chão e a carne temperada com cinza. Com o tempo novas técnicas foram aperfeiçoando o preparo do churrasco. Hoje em qualquer lugar do Brasil encontram-se gaúchos servindo o prato típico, churrasco gaúcho.


Gaita
Agaita, instrumento que fica junto ao peito e pulsa junto com o coraçãoas mais belas melodias que representam o Rio Grande do Sul. Lei 13.513/2010



Laçador
Estátua do Laçador é patrimônio histórico e cultural do RS, Lei estadual nº 12.992. Localizado na entrada da capital, Porto Alegre. Esse monumento é a representação do homem rio-grandense, que com sua pilcha (traje típico gaúcho) e suas boleadeiras, transparece a cultura de seu povo. Criada pelo artista Antônio Caringi, a estátua foi originalmente feita em gesso e posteriormente reproduzida em bronze. O tradicionalista Paixão Cortês foi a inspiração para a criação do monumento, que mede 4,45 metros de altura e pesa 3,8 toneladas.




Macela
A Lei nº 11.858, de 5 de dezembro de 2002, instituiu como Planta Medicinal Símbolo do Rio Grande do Sul a Achyrocline satureioides, da familia asteracea, conhecida como macela ou marcela e por eloyatei-caá em Tupi Guarani.


Quero quero
Sentinela dos pampas, o pássaro está sempre alerta, defendendo bravamente seu território e ninho. A ave faz seu ninho no chão, com preferência para os campos. Emite um estridente grito a qualquer ameaça. Lei 7.418/1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.