Páginas

Tradutor

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Consciência Negra ( T 32 ) 05 de novembro







DIA 20 DE NOVEMBRO É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Mas você sabe como surgiu este dia?

http://www.todososjogoss.com/todososjogos/VESTIR-O-RAPPER-50-CENT.html

O IDEALIZADOR DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI O POETA,PROFESSOR E PESQUISADOR GAÚCHO OLIVEIRA SILVEIRA (1941 - 2009).

Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

http://www.escolagames.com.br/jogos/mapaMundi/
Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país.


http://www.toytheater.com/quilt.php
Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695. Era  muito mais significativo e emblemático do que comemorar o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, quando o regime escravocrata estava falido e não havia mais como se manter. Abordamos melhor os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas no tópico seguinte.

http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoPlural/



O 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez naquele mesmo ano de 1971. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado.


http://www.todososjogoss.com/todososjogos/VESTIR-O-RAPPER-50-CENT.html

De lá para cá, a data tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.