Páginas

Tradutor

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DÍLVIA LUDVICHAK (T.31) - 10 DE NOVEMBRO


Dílvia Ludvichak


     Nascida em Lages, Santa Catarina. Formada em jornalismo, atua na área há 20 anos. Segundo ela, nunca quis fazer outra coisa. 

     Adora os dias frios e nublados, mas também gosta dos dias cheios de sol, cheiro de chuva, viajar de carro, tomar café e apertar o seu filho Nickolas.


     Escreveu muitos livros, mas destacam-se os seguintes: 




FAVELA

     Pepeu, nascido no Morro do Dendê (Rio de Janeiro) é um menino sagaz e inteligente, que conta seus pensamentos e descobertas sobre o lugar onde mora. Com imensa felicidade, ele mostra um mundo todo colorido, onde as principais preocupações das crianças são apenas as suas diversas brincadeiras.



EM QUE VOCÊ ACREDITA?

     A obra marca sua estreia de Dílvia na literatura juvenil e já começa abordando um assunto bem delicado: religião. Em que você acredita? retrata o microcosmo de uma sala de aula de 7º ano do Ensino Fundamental coalhada de adolescentes e suas dúvidas, incertezas, características e medos. Cada um a seu modo segue ou uma religião, ou simpatiza com alguns preceitos, ou, simplesmente, tira sarro das crenças dos colegas. As atitudes desta turminha vão incentivar debates, atividades e lições bem importantes.   




NA COZINHA COM O CHEF BRASIL


     Tucunaré, tacacá, pizza, quibebe, polenta... algumas têm nomes conhecidos, outras nem tanto. Mas todas as iguarias apresentadas neste livro são de dar água na boca. E o melhor de tudo é que os ingredientes saíram da caprichosa cozinha de um simpático e conhecido chef chamado Brasil! De modo poético e com rimas fáceis de recitar, a história mostra, a cada dia da semana, uma especialidade gastronômica proveniente de uma das cinco regiões brasileiras: Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Além de conhecer mais sobre as tradições alimentares do país, o leitor encontra ao final do livro as cifras para piano de todos os poeminhas citados no decorrer do texto e algumas curiosidades do chef, fruto de um cuidadoso trabalho de pesquisa da autora. Com base nele, ela explica a diferença entre mandioca, aipim e macaxeira e destaca a importância do açaí na alimentação da população paraense, por exemplo.



LUIZ LUA GONZAGA ESTRELA
  

     A obra é composta de versos e ricas ilustrações que retratam, com criatividade, toda a história do Rei do Baião. As ilustrações foram desenhadas a lápis e pintadas com tinta acrílica. Elas retratam Exu, cidade pernambucana, onde Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu. Para elaboração do livro, foram feitas pesquisas das paisagens da cidade, dos personagens, instrumentos musicais, roupas e biografia. As cores foram escolhidas de modo que acompanhassem a atmosfera de cada desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.