Páginas

Tradutor

segunda-feira, 25 de maio de 2015

História do automóvel (T.51) - 25 de maio



Você sabia que 13 de maio é o Dia do Automóvel no Brasil? E é oficial: foi criado em 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224. 

 Primeiro carro produzido no mundo


Como tantas outras máquinas complexas, ele foi resultado de uma longa e lenta evolução. Ainda durante a Renascença, no século XV, o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A idéia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. 


Em 1769,o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, criou a carruagem movida a vapor, uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. A invenção de Cugnot demorou um pouco para se popularizar, mas em 1800 já existiam ônibus a vapor circulando pelas ruas de Paris. Esses veículos, que funcionavam queimando carvão, eram pesados, barulhentos e fedorentos.

O automóvel como o conhecemos exigia um novo salto tecnológico, que seria dado com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850. 

No final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos a gasolina e, por isso, são considerados os pioneiros do carro moderno. 


Daimler e Benz iriam, aliás, se unir em 1926, criando a Daimler-Benz, cujos carros, com o nome Mercedes-Benz, são vendidos ainda hoje. Todos os primeiros quilômetros da evolução da máquina foram percorridos na Europa. 

Os Estados Unidos, que até o início do século XX só copiavam os avanços tecnológicos, mudaram essa história em 1908, quando o industrial Henry Ford passou a produzir carros padronizados em massa.
De um brinquedo para ricos, o veículo se tornou um bem acessível: "o cavalo da família", como dizia Ford. 


Essa popularização levou à construção de estradas e ruas asfaltadas, influenciando a evolução das cidades e da vida moderna. Não à toa, o século XX foi diversas vezes chamado de "o século do automóvel".

No Brasil o primeiro automóvel chegou em 1893. O 1° automóvel do Brasil, importado pela Família Santos Dumont, era um automóvel Peugeot Type 3.

Um dos carros produzidos no Brasil foi a Romi-isetta. Em 1956, foi um dos veículos mais bizarros jamais conhecidos no mundo. Para começar, a porta era na frente, o que dificultava em muito a entrada do motorista. Isso se alguém não estivesse parado na frente, travando a entrada do ocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.