Páginas

Tradutor

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

DIA DO FOLCLORE (T.52) - 21 DE AGOSTO


22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE



O que é Folclore?
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.



Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.




CULTURA POPULAR
A cultura representa o conjunto de comportamentos, costumes, crenças de um grupo social, representa, portanto a identidade desse grupo. Assim a cultura popular se manifesta através das danças, artesanato, cantorias, comidas, contas, lendas festas típicas, etc. No Brasil a cultura popular foi construída pelas contribuições das culturas indígena, africana e europeia, constituindo uma verdadeira diversidade.


Curiosidade
 A cultura popular também está relacionada com lendas locais, como é o caso da lenda do boto, típica da Amazônia e que conta sobre a transformação desse animal em um rapaz bonito, hábil dançarino, que conquista as mulheres para levá-las ao rio. 



TIPOS DE LENDAS
A Cuca é muito grande e verde, assusta as crianças mas também é engraçada… Brinque de fazer máscaras folclóricas para comemorar o Dia do Folclore 22 de Agosto!!!!


O Saci Pererê é um dos personagens do folclore brasileiro… Moleque travesso de uma perna só!!!  Faz arte o tempo todo e assusta as pessoas e os animais na floresta… Ai que medo do Saci-Pererê!!!  Você já leu as histórias do saci-Pererê?!  

Tem outros personagens do Folclore brasileiro muito interessante, quer saber quais são?!   Muito bem, vamos falar e mostrar alguns deles… Além do Saci Pererê, tem a Mula Sem Cabeça, Iara, Boto, Cuca,Boitatá, Curupira que fazem parte da lenda folclórica brasileira…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.