Páginas

Tradutor

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Independência do Brasil (T. 51) - 31 de agosto

A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos de nossa nação.







Após o descobrimento, em 22 de abril de 1500, o Brasil era colônia de Portugal. Isto quer dizer que o Brasil pertencia a Portugal e os habitantes daqui deveriam pagar impostos e enviar todas as riquezas para Portugal
E isto durou por muito tempo, cerca de 250 anos.



Em 1808, por causa de guerras na Europa, a família real portuguesa saiu de Portugal e foi para o Brasil. 



O período que estiveram no Brasil fez com que o Brasil ganhasse uma série de avanços pois foram construídos bancos, bibliotecas e escolas. Também, os brasileiros começaram a questionar se o Brasil não poderia ser um país independente, sem precisar dar a Portugal suas riquezas.


Vendo isso, Dom João VI, o rei de Portugal, disse para seu filho Dom Pedro, que ele deveria ficar no Brasil e torná-lo independente, mesmo que isso significasse não ser mais prícipe de Portugal.


Em 7 de setembro 1822, atendendo a pedidos da população e de comandantes do exército, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. 

CURIOSIDADE


Segundo a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil: 7 de setembro, quando ela foi proclamada, e 12 de outubro, data do aniversário e coroação de D. Pedro 1ºcomo imperador do Brasil.
A professora explica que havia uma certa concorrência entre as duas datas.
"D. Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro", afirma Tania.
Em 1831, quando D. Pedro abdica do trono brasileiro em nome do filho, Pedro de Alcântara, que se tornou D. Pedro 2°, o 12 de outubro deixa de ser feriado oficial e o 7 de setembro ganha mais força. "Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de D. Pedro 2º", conta a professora.
Mas, como tinha apenas 6 anos e não assumiu de fato o poder, o aniversário de D. Pedro 2º também não "pegou" como data para a comemoração, contribuindo para o fortalecimento do 7 de setembro. 



'
TAREFA:

O site que se encontra na imagem abaixo é a página do Museu Imperial. Lá há um pouco da história da  monarquia do Brasil. 
consultando no site, pesquisar:




1. Endereço e telefone do Museu:
2. O que era a casa que antes de ser o Museu Imperial?
3. Quais as exposições permanentes do Museu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Não esqueça de deixar seu nome.